WhatsApp

Cursos que temos a oferecer

1º Congresso Internacional de Saúde Mental da Família

Carga horária

30 Horas

Duração

2 dia(s)

Objetivo

Prezados Congressistas,

É com muita honra que realizamos o 1º Congresso Internacional de Saúde Mental da Família na modalidade online nos dias 23 e 24 de abril de 2021. Este projeto nasceu na cidade de Uberaba (MG) a partir de experiências profissionais multi e interdisciplinares, da vivência cotidiana com pacientes e seus ensinamentos, além da vontade de entender um pouco mais sobre a saúde mental dos diversos membros de uma família. Nosso intuito sempre foi e continua sendo contribuir para o desenvolvimento atualizado de boas práticas em saúde mental, necessidade ainda mais ressaltada neste momento de pandemia que traz tantas consequências para o convívio intrafamiliar.

Para este Congresso, conseguimos reunir centenas de profissionais, estudantes e interessados na temática que enriqueceram os encontros com conhecimentos científicos baseados em evidências, questionamentos construtivos e muita vontade de articular conteúdos. Para nós, organizadores, é uma alegria poder contribuir com a divulgação científica no país, além de criar uma memória do evento que será eternizada nestes anais.

Nesta primeira edição, o Congresso contou com a participação de convidados nacionais e internacionais de renome por sua produção científica e atuação na área da saúde mental da família. Além disso, também houve espaço para a apresentação e debate de trabalhos produzidos por pesquisadores iniciantes e experientes de todo o Brasil, que toparam a tarefa de disseminar conhecimento nas diferentes sessões coordenadas do evento.

Gostaríamos de agradecer a valiosa presença de cada participante deste Congresso e sua contribuição para o sucesso do encontro. Esperamos você na próxima edição!

Cronograma

Programação - 23/04/2021 (sexta-feira)

▪ 7h30min - Abertura do Congresso

Ma. Fernanda Ribeiro Alves Manzan

Psicóloga (Universidade de Uberaba - Uniube) e Mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Especialista em Saúde Mental pela Faculdade Unileya. Atua no CAPS infantojuvenil de Uberaba (MG), além da área clínica. Presidente deste Congresso.

▪ 8h às 9h - 1º ciclo de Sessões Coordenadas – salas de 01 a 09

▪ 9h10min às 10h10min - 2º ciclo de Sessões Coordenadas – salas de 01 a 09

▪ 10h20min às 11h20min - 3º ciclo de Sessões Coordenadas – salas de 01 a 08


▪ 11h20min às 13h - Intervalo para almoço


▪ 13h – Abertura do ciclo de palestras

Ma. Fernanda Ribeiro Alves Manzan

▪ 13h às 14h20min – Palestra: A luta antimanicomial e a família

Profa. Dra. Rosimar Alves Querino

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Campus Marília), Mestrado e Doutorado em Sociologia pela UNESP (Campus Araraquara). Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e do Programa de Mestrado Profissional da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Integrante do Núcleo de Pesquisa em Saúde e Sociedade (NUPESS/UFTM).

Me. Rafael Silvério Borges

Psicólogo e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).


▪ 14h30min às 15h50min – Palestra: O trauma na infância e os impactos na saúde mental na infância

Profa. Dra. Anamaria Silva Neves

Psicóloga (Universidade Federal de Uberlândia – UFU). Mestra em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-Doutorado pela London Metropolitan University (Londres). Membro do Núcleo de Atenção Integral às Vítimas de Agressão Sexual (NUA-VIDAS/UFU). Docente na UFU.


▪ 16h às 17h20min - Palestra: A chegada de um novo membro por meio da adoção

Profa. Dra. Martha Franco Diniz Hueb

Psicóloga pelas Faculdades Integradas de Uberaba (Fiube) e Pedagoga pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava (FFCL). Mestra em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Membro do Grupo Interinstitucional Pró-Adoção de Uberaba-MG (GIPA). Docente no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).


▪ 17h30min às 18h50min - Palestra: Intervenção familiar nos cuidados em saúde mental

Profa. Ma. Luíza Elena Casaburi

Enfermeira pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Saúde do Adulto pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Mestra em Ciências/Enfermagem psiquiátrica pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP/USP). Doutoranda pela EERP/USP. Docente da Universidade de Uberaba (Uniube) e Coordenadora da Liga Acadêmica Multiprofissional de Psiquiatria.


▪ 18h50min – Encerramento

Ma. Fernanda Ribeiro Alves Manzan


Programação - 24/04/2021 (sábado)

▪ 8h – Abertura do ciclo de palestras

Ma. Júnia Denise Alves Silva

Psicóloga e Mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Atua no CAPS infantojuvenil de Uberaba (MG), além da área clínica. Diretora Científica deste Congresso.


▪ 8h às 9h20min - Palestra: A tentativa de autoextermínio e a intervenção com a família no âmbito hospitalar

Prof. Me. Tomás Rotelli de Oliveira Ferreira

Médico pela Universidade de São Paulo (USP). Residência em Psiquiatria pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HC-FMRP/USP). Mestre em Educação em Saúde (FMRP/USP). Docente na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Coordenador Docente da Liga Acadêmica de Saúde Mental e Psiquiatria (LASMP/UFTM).


▪ 10h às 11h20min - Palestra: Envelhecimento e sexualidade

Prof. Dr. Álvaro da Silva Santos

Enfermeiro pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Especialista em Enfermagem Médico Cirúrgica pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Psicanalista pelo Núcleo de Pesquisas em Psicanálise. Mestre em Administração em Serviços de Saúde pelo Centro Universitário São Camilo. Doutor em Ciências Sociais (área de idoso e sociedade) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Docente na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).


▪ 11h20min às 13h – Intervalo para almoço


▪ 13h – Abertura do ciclo de palestras

Ma. Júnia Denise Alves Silva

▪ 13h às 14h20min – Palestra: Adolescente em conflito com a lei e a saúde mental da

família

Prof. Esp. Douglas Hermann de Sousa

Psicólogo pela Universidade de Uberaba (Uniube). Especialista em Neuropedagogia e Distúrbio do Aprender pela Faculdade de Tecnologia de Palmas (FTP/TO). Pós-graduando em Psicologia Jurídica pela Faculdade Única. Presidente da Comissão de Psicologia Jurídica – CRP23. Agente Especialista Socioeducativo Psicólogo – USL – Araguaína – TO – SECIJUS. Docente no Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos (UNITPAC).


▪ 14h40 às 16h10min - Palestra: Adolescência e diálogo em saúde mental

Profa. Dra. Verônica Borges Kappel

Terapeuta ocupacional pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Mestra e Doutora em Atenção à Saúde pela UFTM. Experiência em um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) por sete anos. Membro do Núcleo de Estudo e Pesquisas em Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas (NEPSMAD). Docente na UFTM.

Elias Souza Silva Júnior

Sonho em ser dublador profissional. Adolescente inserido na RAPS de Uberaba/MG.


▪ 16h30min às 17h50min - Palestra: Ferramentas da disciplina positiva para famílias

Dra. Tatiana Paradella-Bradley

Psicóloga e neurocientista pela University Northen Kentuchy. Mestra em Psicologia da Saúde e Doutora em Psicologia Cognitiva pela University Northen Kentuchy. Atua no Departamento de Investigações Especializadas do Governo do Estado de Kentuchy.


▪ 17h50min às 18h30min - Encerramento do Congresso

Ma. Júnia Denise Alves Silva e Ma. Fernanda Ribeiro Alves Manzan

Público-alvo

CONGRESSO ENCERRADO

Disciplina Descrição Professores Aulas
Nenhuma disciplina cadastrada

Investimento

Gratuito


Nós usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.