WhatsApp

Cursos que temos a oferecer

1º Congresso Nacional de Saúde Mental e Educação

Carga horária

30 Horas

Duração

2 dia(s)

Objetivo

Prezados Congressistas,

Estamos gratos com a realização do 1º Congresso Nacional de Saúde Mental e Educação na modalidade on-line nos dias 20 e 21 de agosto de 2021, projeto que nasceu a partir do diálogo necessário entre as áreas de Saúde Mental e Educação, ainda mais evidenciado na pandemia em que vivemos. Como sempre, reforçamos em mais este Congresso (porém o primeiro nesta temática) nosso propósito de contribuir para o desenvolvimento atualizado de boas práticas em saúde mental, não perdendo de vista as discussões horizontais, que enriqueceram grandemente nosso encontro.

Por que falar de saúde mental e educação? Os altos índices de transtornos mentais, ainda mais elevados na pandemia, exigem conscientização e cuidado. Os reflexos desses adoecimentos afetaram diretamente os participantes do contexto educacional – e decididos promover um espaço para eles! Outro ponto é que temos interesse em contribuir com a divulgação científica no Brasil. Além disso, também queremos contribuir com a atualização de profissionais interessados em abranger seus conhecimentos e trocar experiências com pessoas de todo o país. Esses são alguns dos porquês que nós, organizadores, pensamos para a criação deste Congresso.

Nos espaços de palestras, apresentações de trabalhos nas sessões coordenadas e na promoção de espaços de discussões vimos todo o trabalho valer a pena. Nossa equipe agradece a importante presença de cada participante deste Congresso que contribuiu para a construção de um encontro tão rico!

Cronograma

Programação - 20/08/2021 (sexta-feira)

▪ 7h45min - Abertura do Congresso

Ma. Fernanda Ribeiro Alves Manzan

Psicóloga (Universidade de Uberaba - Uniube) e Mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Especialista em Saúde Mental pela Faculdade Unileya. Atua no CAPS infantojuvenil de Uberaba (MG) e é psicóloga clínica no Centro Integrado de Saúde (CIS). Presidente deste Congresso.

▪ 8h às 9h - 1º ciclo de Sessões Coordenadas – salas de 01 a 06

▪ 9h10min às 10h10min - 2º ciclo de Sessões Coordenadas – salas de 01 a 06

▪ 10h20min às 11h20min - 3º ciclo de Sessões Coordenadas – salas de 01 a 05


▪ 11h20min às 13h - Intervalo para almoço


▪ 13h – Abertura do ciclo de palestras

Ma. Júnia Denise Alves-Silva

Psicóloga e Mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Pós-Graduanda em Psicoterapia Sistêmica Individual, de Casal e Familiar pelo Instituto Logos. Atua no CAPS infantojuvenil de Uberaba (MG) e é psicóloga clínica no Centro Integrado de Saúde (CIS). Diretora Científica deste Congresso.


▪ 13h às 14h20min – Palestra: Implicações da Pandemia na Saúde Mental dos Universitários

Prof.ª Dra. Sabrina Martins Barroso

Psicóloga (UFSJ), Especialista em Avaliação Psicológica (CRP-04) e Desenvolvimento Humano (UFMG). Mestra em Psicologia e Doutora em Saúde Pública/Epidemiologia (UFMG).

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFTM (gestão 2018-2022). Líder do Grupo de Pesquisa NAPIS – Núcleo de Avaliação Psicológica e Investigações em Saúde. Integrante do Grupo de Trabalho Pesquisa em Avaliação Psicológica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP) e do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP). Bolsista de Produtividade 2 do - 9- CNPq. Autora/Organizadora de 10 livros de Psicologia e Saúde Mental, autora de 2 jogos para intervenção clínica (Memorex e Jogo da Resiliência).


▪ 14h30min às 15h50min – Palestra: O Impacto Emocional da Pandemia na Convivência Humana

Prof. Dr. Lazslo Antônio Ávila

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1976), Mestrado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (1983) e Doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (1995). Realizou pesquisa de pós-doutorado na University of Cambridge, Inglaterra (2000-2001), com a orientação do professor G. E. Berrios. Especialista em Psicologia Clínica e em Psicologia Hospitalar pelo Conselho Federal de Psicologia. Atualmente é Livre Docente do departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto Autarquia Estadual, nas áreas de graduação e pós-graduação de Medicina, Enfermagem e Psicologia. É professor titular da Sociedade de Psicoterapias Analíticas do Estado de São Paulo e professor titular do Núcleo de Estudos em Saúde Mental e Psicanálise das Configurações Vinculares. É autor de três livros na área da Psicossomática de orientação psicanalítica e um livro sobre a perspectiva psicanalítica dos Grupos. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise, psicossomática, autismo, grupos e vínculos.


▪ 16h às 17h20min - Palestra: Bullying e Cyberbullying: os Prejuízos Emocionais no Contexto Escolar

Prof. Dr. Wanderlei Abadio de Oliveira

Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da PUC-Campinas. Psicólogo, Doutor em Ciências (Doutorado Direto) pela Universidade de São Paulo (USP), em cotutela com a Scuola di Dottorato di Ricerca in Psicologia da Università Cattolica del Sacro Cuore (Milão-Itália). Realizou estágio de pós-doutorado no Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP/USP). Tem experiência em pesquisas com ênfase nos seguintes temas: desenvolvimento humano, bullying, violência escolar, violência, desengajamento moral, família, saúde da criança e do adolescente, adolescência, redes sociais, psicologia social, saúde coletiva e políticas públicas.


▪ 17h30min às 19h - Palestra: Desenvolvimento Psicomotor Infantil e a Pandemia

Prof.ª Dra. Ana Cláudia Pinto Gomes

Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos. Especialista em Psicomotricidade. Mestrado e Doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Pós-Doutorado pela Faculdade de Medicina USP/RP na área de neurociências – violência psicológica e física com crianças. Professora tutora da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde (UFTM). Professora Associada do curso de Terapia Ocupacional da UFTM, na disciplina de Estágio Supervisionado Infância, Adolescência e Psicomotricidade. Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Terapia Ocupacional (UFTM). Vice Coordenadora do curso de Terapia Ocupacional da UFTM.


▪ 19h – Encerramento - Ma. Fernanda Ribeiro Alves Manzan


Programação - 21/08/2021 (sábado)

▪ 7h45min – Abertura do ciclo de palestras

Ma. Fernanda Ribeiro Alves Manzan


▪ 8h às 9h20min - Palestra: TDAH e o Diagnóstico Tardio: Impactos da Vida Adulto

Dra. Elka Juliana de Oliveira

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas. Psiquiatria pelo Ipemed. Especialista em Psiquiatria pela ABP. Aperfeiçoamento em Psiquiatria da Infância e Adolescência pela Universidade de Valença. Aperfeiçoamento em Psicogeriatria pela USP. Aperfeiçoamento em Transtorno de Personalidade pela USP.


▪ 9h40min às 11h20min - Palestra: Desafios na Educação no Contexto da Pandemia

Prof.ª Dra. Ana Sara Castaman

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2003). Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2009). Mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2006)e Doutorado em Educação pela Universidade do Rio dos Sinos (2011). Atualmente é Professora no Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT. Líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Formação de Professores para a Educação Básica e Profissional. Integra o Comitê Gestor da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre Educação Profissional e Tecnológica. É avaliadora de cursos de graduação pelo INEP/MEC.


▪ 11h20min às 13h - Intervalo para almoço


▪ 13h – Abertura do ciclo de palestras

Ma. Cristina Bárbara Martins Teixeira

Psicóloga pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental pelo Centro Universitário Amparense, Mestra em Educação pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro. Terapeuta Cognitivo Comportamental na Clínica de Psicologia Cristina Martins. Coordenadora Científica deste Congresso.


▪ 13h às 14h20min – Palestra: Inclusão Social e Dificuldades diante do Contexto da Pandemia

Prof.ª Dra. Helena de Ornellas Sivieri Pereira

Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado em Educação) da UFTM. Possui em Doutorado em Psicologia pela FFCLRP – USP (2008) e Mestrado em Psicologia Escolar pela PUC-Campinas (1999). Possui Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos e pela Universidade do Minho – Portugal. Pesquisa e publica nas áreas de Psicologia Escolar/Educacional, dificuldades de escolarização e queixa escolar, aprendizagem, desenvolvimento de crianças e adolescentes, formação de professores, autoconhecimento e identidade docente. Possui experiência na clínica psicológica de crianças e adolescentes e saúde pública.


▪ 14h30min às 15h50min - Palestra: Saúde Mental e Racismo na Educação

Ma. Cibele Bitencourt Silva

Psicóloga formada pela UNISA e mestra em Psicologia Social pela PUC-SP. Mulher periférica nascida e formada nas quebradas sul de São Paulo/SP. Criadora do projeto A fluir Psico (@afluirpsico), pesquisadora dos temas das mulheres, relações raciais e descolonização.


▪ 16h às 17h20min - Palestra: Retorno às Aulas: a Educação Emocional Envolvendo Escola e Família

Prof.ª Ma. Hedyanne Guerra Pereira

Graduação em Psicologia, com ênfase em Práticas em Saúde, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - (2014). Especialista em Psicologia da Saúde: Desenvolvimento e Hospitalização, pela UFRN (2017). Mestra (2017) e Doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRN. Tem experiência na área de Psicologia Clínica, da Saúde e Hospitalar, atuando principalmente nas temáticas: Psicologia do Desenvolvimento Humano; Psicologia da Saúde e Hospitalar; Psico-Oncologia Pediátrica; Hospitalização Materno-Infantil; Pediátrica e Adulta; e, Brinquedoteca Hospitalar.


▪ 17h20min - Menções Honrosas

Ma. Júnia Denise Alves-Silva

Público-alvo

CONGRESSO ENCERRADO


Disciplina Descrição Professores Aulas
Nenhuma disciplina cadastrada

Investimento

Gratuito


Nós usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.