WhatsApp

Cursos que temos a oferecer

2º Congresso Nacional de Saúde Mental e Educação

Carga horária

30 Horas

Descrição

Prezados Congressistas,


A 2ª edição do Congresso Nacional de Saúde Mental e Educação se apresentou novamente com o objetivo de dar ênfase às necessidades, angústias e desafios vividos pelos diversos envolvidos no sistema educacional: os estudantes, suas famílias, os profissionais e a própria escola. Os altos índices de transtornos mentais, ainda mais destacados na pandemia, reforçam a importância de dialogar abertamente sobre a interface saúde mental e educação.

Em busca de promover esse espaço, o Congresso aconteceu na modalidade on-line nos dias 18, 19 e 20 de novembro de 2022. O evento contou com o conhecimento técnico-científico e prática de profissionais de diferentes áreas, a fim de contribuir para o desenvolvimento da qualidade dos serviços de educação e saúde mental, além das discussões enriquecedoras ao longo das palestras e sessões coordenadas.

Mais uma vez, nossa equipe agradece a presença de cada pessoa que confiou neste evento e contribuiu para a construção deste Congresso tão gratificante!

Cronograma

Programação - 18/11/2022 (sexta-feira)

▪ 8h - Abertura do Congresso 

Ma. Fernanda Ribeiro Alves Manzan

Psicóloga (Universidade de Uberaba - Uniube) e Mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Especialista em Saúde Mental pela Faculdade Unileya. Coordenadora clínica do CAPS infantojuvenil de Uberaba (MG). Psicóloga clínica. Presidente deste Congresso.


▪ 8h10min às 9h10min

1º ciclo de Sessões Coordenadas – salas de 01 a 03


▪ 9h20min às 10h20min

2º ciclo de Sessões Coordenadas – salas de 01 a 03


▪ 10h30min às 11h30min

3º ciclo de Sessões Coordenadas – salas de 01 a 03


▪ 11h30min às 14h - Intervalo para almoço


▪ 14h – Abertura do ciclo de palestras

Ma. Fernanda Ribeiro Alves Manzan


▪ 14h às 15h20min – Palestra: A angustia do educador: Expectativas e realidade

Profa. Dra. Raquel Pondian Tizzei

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2001), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2004) e doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2014) sob orientação da Profa. Raquel Souza Lobo Guzzo. Atualmente é professora horista da UNIARARAS - SP. Tem experiência como psicóloga escolar e atua, principalmente, com os seguintes temas: psicologia do desenvolvimento, psicologia escolar, ensino superior, políticas educacionais e formação do psicólogo.


▪ 15h30min às 16h50min – Palestra: Os desafios da educação brasileira: avanços necessários

Profa. Dra. Flávia de Mendonça Ribeiro

Doutora pela PUC-Campinas com a tese sobre o preconceito sofrido por bolsistas do ProUni, fez doutorado sanduíche na Roskilde Universitet (RUC) em Roskilde na Dinamarca. Mestre pela PUC-Campinas no ano de 2013, com a dissertação sobre consciência dos ProUnistas sobre sua inserção no Ensino Superior. Psicóloga pela mesma instituição. Participou do projeto de extensão ECOAR - Espaço de Convivência, Ação e Reflexão, de 2014 a 2019, pelo projeto trabalhou como psicóloga em duas escolas municipais do Ensino Fundamental e em um Centro de Educação Infantil da cidade de Campinas como formadora de professores e psicóloga escolar. Tem experiência na área de Psicologia Social, com ênfase em Escolar, e desenvolvimento humano. Atualmente é líder do Grupo de Estudos e Pesquisas: Prevenção à Discriminação em Comunidades Socioeducacionais (PreDiCSE) e docente em tempo integral da FHO - Uniararas ministrando uma disciplina institucional (Formação Humana e Profissional I e II) para ingressantes ao Ensino Superior para diversos cursos; além de ministrar aulas de Psicologia Social I, II e VI, e Estágio Esp. Ênfase em Políticas da Educação I e II: Práticas Educativas do Psicólogo na Assistência Social e Serviço de Psicologia nos Direitos da Infância e Juventude; TCC - Práticas Preventivas de Intervenção Comunitária, Familiar e Escolar, Atividades de Extensão - Promoção da Igualdade Racial e Direitos Humanos e Desenvolvimento Sustentável no curso de Psicologia.


▪ 17h às 18h20min - Palestra: Toda criança pode aprender? A escolarização com necessidades especiais

Esp. Alex Abadio Ferreira

Possui graduação em fisioterapia pela Faculdade de Fisioterapia de Patrocínio (1997), especialização em neurologia pela Universidade de Franca (2001), especialização em acupuntura pelo Instituto de Estudos Holísticos (2004), aperfeiçoamento em reeducação postural global pela Unisaúde (2005), aperfeiçoamento em curso básico em equoterapia pela Universidade de Brasília (2004) e aperfeiçoamento em curso avançado em equoterapia pela Universidade de Brasília (2006). Atualmente é coordenador clínico da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, colaborador da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e fisioterapeuta da Prefeitura Municipal de Uberaba.


▪ 18h30min – Encerramento

Ma. Júnia Denise Alves-Silva

Psicóloga e Mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Psicóloga clínica no Centro Integrado de Saúde (CIS). Formação em andamento em Terapia Cognitivo-Comportamental. Diretora Científica deste Congresso.



Programação - 19/11/2022 (sábado)

▪ 8h – Abertura do ciclo de palestras

Ma. Fernanda Ribeiro Alves Manzan


▪ 8h10min às 9h30min - Palestra: Quanto maior o interesse, mais interessante me torno: a escola e o aluno

Dra. Sofia Martins

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2011), Mestrado em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (2017) e Doutorado em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (2021). É pós-graduanda no Curso de Especialização Desenvolvimento infantil e intervenção precoce: com ênfase no modelo centrado na família (desde 2020) e no Curso Novas Abordagens na Saúde Mental Infantojuvenil: Interlocução no Território (desde 2022). Possui experiência em distintos cenários de prática da Terapia Ocupacional: Atenção Primária à Saúde, Saúde Mental, Reabilitação Visual e Clínica. Atua no campo da Saúde Mental e na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Terapia Ocupacional e Terapia Ocupacional e Saúde Mental Infantojuvenil. Tem interesse nos temas: relações raciais e racismo, saúde da população negra, parentalidade, prática centrada na família, políticas públicas para infâncias e juventudes. Atualmente é terapeuta ocupacional no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil de Uberaba, MG.


▪ 9h30min às 10h – Intervalo interativo


▪ 10h às 11h20min - Palestra: A desigualdade social e a educação: a existência de dois “Brasis”

Prof. Esp. Phablo Fernando Paula Lemes

Possui graduação em Serviço pela Universidade de Uberaba (2011), graduação em Pedagogia pela Faculdade União Cultural do Estado de São Paulo (2019) e graduação em História pelo Centro Universitário de Jales (2017). Atualmente é sócio / palestrante / professor da Academia Preparatória para Concursos, assistente social da Prefeitura Municipal de Uberaba e terapeuta holístico - Espaço Ser Harmonia. Tem experiência na área de Educação, Crianças e Adolescentes, Juventude, Desenvolvimento Social e Práticas Integrativas e Complementares de Saúde.


▪ 11h20min às 14h - Intervalo para almoço


▪ 14h – Abertura do ciclo de palestras

Ma. Fernanda Ribeiro Alves Manzan


▪ 14h às 15h20min – Palestra: Autismo e os cuidados necessários

Ma. Marcella Bellini

Mestra em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM (2017-2019). Psicóloga graduada pela Universidade Estadual de Maringá (2008- 2012). Especialização em Saúde Coletiva pelo Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde da Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA (2013-2014). Especialização em Teorias e Técnicas Psicanalíticas pelo Instituto de Estudos Psicanalíticos, IEP – RP (2015-2016). Experiência em docência no ensino superior para cursos da área da saúde (Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Nutrição e Educação Física e

Psicologia), além de experiência em supervisão de estágio clínico na psicologia. Tem interesses em estudos e pesquisas nos seguintes temas: psicanálise; psicologia do desenvolvimento; psicologia clínica; SUS, práticas docência no ensino superior, metodologias ativas de aprendizagem.


▪ 15h30min às 16h50min - Palestra: Educação afetiva: o papel da escola e da família

Profa. Dra Patrícia Helena Carvalho Holanda

É psicóloga, mestra, doutora em Educação pela UFC e pós-doutora na área de concentração de Desenvolvimento Profissional Docente pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UNB. Cursou o estágio sênior, bolsista-CAPES, na Universidade de Lisboa, investigando o psicanalista, psicopedagogo, pedopsiquiatra, João dos Santos. Professora Titular em Psicologia da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC, vinculada a linha de pesquisas História e Educação Comparada, sob sua coordenação. É cadastrada no grupo de pesquisa do CNPq, Avaliação Curricular certificado pela UFC. Possui experiência de ensino e pesquisa nas áreas de Educação, Psicologia da Educação, Psicanálise, História das Mulheres, atuando com as seguintes temáticas: infância, família, sexualidade, pedagogia terapêutica de João dos Santos, currículo e formação de professores. Na Linha História e Educação Comparada vem desenvolvendo uma pesquisa que tem como objetivo investigar os laços familiares e constituição dos sujeitos à luz da teoria de João dos Santos nos espaços formais de Educação em perspectiva comparada Brasil-Portugal. Foi vice coordenadora da Coleção História da Educação - Edições UFC (2013-2020). Orientadora de uma dissertação de mestrado e seis teses de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha História e Educação Comparada.


▪ 17h - Menções Honrosas

Ma. Júnia Denise Alves-Silva

Relação dos trabalhos atribuídos com menção honrosa disponível a partir da página 169 destes anais.


▪ 17h30min - Encerramento do Congresso

Ma. Júnia Denise Alves-Silva e Ma. Fernanda Ribeiro Alves Manzan

Público-alvo

CONGRESSO ENCERRADO

Disciplina Descrição Professores Aulas
Nenhuma disciplina cadastrada

Investimento

Gratuito


Nós usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.